| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

3ª Versão

Page history last edited by PBworks 17 years ago

---

Esta é a 3ª versão de nosso mapa conceitual.

 

Mas... em construção...

Considerações feitas pelos nossos colegas e professor:

  1. OLÁ!

As pesquisas com as inteligências múltiplas são bem interessantes, e de grande aplicação na educação. Acredito que o professor precisa conhecer a fundo estas idéias. Gardner propos sua teoria com base científica, mas o Prof. Celso Antunes fez a transposição pedagógica. Quanto ao mapa conceitual, sugiro que evitem cruzar as linhas no mapa, ficando mais fácil a sua interpretação. Outra questão que me intrigou é o fato de considerarem que a falta de estímulo nas inteligências pode provocar a hiperatividade, segundo meus estudos, esta é ocasionada pela falta de uma vitamina no cérebro, é diagnosticada com exames de sangue e eletro, tratada com medicamentos específicos. Acredito que um bom trabalho pedagógico, diversificado e planejado proporcionará o sucesso dos alunos com hiperatividade, com dificuldades de aprendizagem e até mesmo com outras diversidades... A pesquisa do grupo é um ótimo trabalho para a formação de professores, seja em cursos de magistério (psicologia, filosofia...) ou mesmo no curso superior. Um abraço a todos(as) -Rosângela Menta Mello

Edson Lindner 19/10/2006 21:31:39

Olá Pessoal do Grupo das "Inteligências Múltiplas",

Minha função é de provocar e desequilibrar seus sistemas de significações sobre o assunto, bem como promover o debate que busque acréscimos e/ou melhorias em seu mapa conceitual. Pelo que sei, Gardner apresentou em seus trabalhos iniciais um "número x" de inteligências (anos 90) e agora (séc. XXI), em seus trabalhos atuais, já aumentou o número de possibilidades dessas inteligências. Por quê?

  • O que promove a evidência de um tipo de inteligência sobre outro?
  • No mapa de vocês, o item "desenvolvidas" é um conceito (substantivo) ou deve estar na frase de ligação?
  • Os diferentes tipos de inteligência são combináveis entre si? * Existe um método "psico ou pedagógico" confiável para avaliar o tipo de inteligência?
  • Será a hiperatividade o resultado de habilidades não desenvolvidas?
  • A aprendizagem depende apenas de concentração, raciocínio e memorização ou pode ser um processo resultante da ação do sujeito interagindo com o mundo que vive? Bem, são tantas questões que o mapa conceitual de vocês sugerem. Pensem e reflitam. Teremos oportunidades de acrescentar novas idéias na sequência do trabalho. Vamos em frente.

 

Ajustes no Mapa

 

Comments (23)

Anonymous said

at 2:00 am on Oct 31, 2006

Olá meninas. Vamos usar este espaço para fazermos as alterações em nosso mapa? Beijos.

Anonymous said

at 1:08 am on Nov 15, 2006

Oi meninas! Hoje que me interei da atividade integradora sobre o PA. Não sei se entendi certo mas a análise do mapa tem que ser realizada individualmente e postada, para que depois haja comentários e discussões sobre as alterações a serem realizadas coletivamente?
É acho que temos muito trabalho pela frente!!
Um abraço!!

Anonymous said

at 8:26 pm on Nov 15, 2006

Olá Tânia. É verdade, temos muito trabalho. Acho que o nosso mapa não está refletindo muito bem a nossa pesquisa, o que achas?

Anonymous said

at 8:40 pm on Nov 15, 2006

Oi meninas! A nossa análise geral (individual) dos mapas pode ser postada logo abaixo das sugestões dos professores e colegas ou não? O que vocês acham?
Um abração. Tania

Anonymous said

at 9:07 pm on Nov 15, 2006

Olá Tânia, tudo bem? Por mim tudo bem! Assim vamos comparando. Colei o texto aqui justamente para facilitar, porque estas sugestões estão no link do PROA 2, depois nós excluiremos. Que tal?

Anonymous said

at 5:28 pm on Nov 16, 2006

Oi Gurias, que bom que vocês já estão dicutindo a versão. De fato, cada um terá que pegar aqueles itens que a atividade integrada propões e estudálos. Depois colocar aqui o que acham. Só no fim é que vão saber se é o caso de fazer outra versão. Posso dar uma sugestão que vai facilitar o trabalho? Peguem os itens 1 a 4 e analisem o mapa porque é bem simples.Em seguida, comuniquem aqui o resultado da análise que cada uma fez. Depois se dediquem aos itens 5 a 8. Esses são mais trabalhosos e exigem mais tempo e análise. Pronto? Comuniquem aqui. Agora sim vocês podem falar sobre o item 9. Vamos tentar? estarei aqui seguido. Passo na segunda. Tomara que até lá já tenha novidades. Um abração e bom trabalho
Bea

Anonymous said

at 11:52 pm on Nov 19, 2006

Olá Bea, Tânia e Cidinha. Analisando a última versão do mapa conceitual, levando-se em consideração a questão norteadora, as certezas e as dúvidas, considero que: as relações estão ligadas por conceitos, exceto no item desenvolvidas, por se tratar de um verbo; fazendo a leitura dos conceitos de 2 e 2, as proposições são compreensíveis; os conceitos estão ligados por verbos mas precisam de alguns “ajustes”; há flechas de indicação; necessitamos melhorar os conceitos relacionados à hiperatividade (pesquisamos muitas coisas que não constam no mapa), e ainda.. hiperatividade não causa impaciência; respondemos as dúvidas e reafirmamos as certezas propostas, no entanto, o mapa não está refletindo todas as questões do PA. Sugiro acrescentarmos conceitos relacionados à hiperatividade (avaliação, “sintomas”, medicação...); repensarmos os termos: raciocínio e memorização; colocarmos o item desenvolvidas na frase de ligação. Às vezes penso que Inteligências Múltiplas e Hiperatividade no mapa estejam desconexos... Se a hiperatividade pode mascarar uma alta habilidade, poderia se pensar em uma “ligação” a partir daí? O que acham?Aguardarei as outras sugestões para darmos continuidade ao nosso trabalho... Beijos a todas vocês. Sueli

Anonymous said

at 11:56 pm on Nov 19, 2006

Ah! Estou aguardando... mas repensando o item 9 da tarefa. Beijos!

Anonymous said

at 10:09 am on Nov 20, 2006

Sueli, estou pensando em ir a Londrina, trabalhar com você na 3ª versão do mapa conceitual, acho que seria mais adequado, assim podemos trocar idéias.
Beijos

Anonymous said

at 6:01 pm on Nov 20, 2006

Nossa Cidinha, que coisa boa!! Acho que a Sueli trouxe conceitos que são importantes no PA e que não estavam aqui. O mais importante é que o mapa seja o recirte de conhecimento que vocês construiram. Portanto, ele tem que abranger os conceitos envolvidos. Claro que os de menor amplitude até podem ficar fora mas os principais, que estão embutidos nas dúvidas, certezas e questão precisam estar e com relações de acordo com o que vocês pensam. Na verdade, ele é o mapa mental de vocês sobre o assunto. Depois que vocês fizerem a terceira, podemos discutir. Seria bom que a Tania participasse. Não corram com as tarefas. façam com calma para obter mais delas.
Um abração
Bea

Anonymous said

at 6:17 pm on Nov 20, 2006

Oi Gurias, agora vamos para uma ajuda na análise. Voltei ao napa e vi: 1- que há muitas relações entre 2 conceitos com verbo que os relaciona: hiperatividade causa impaciência; memorização auxilia aprendizagem.Isso é ótimo!! 2- Outras ficam incompreensíveis pela falta de uma clareza maior: aprendizagem descobrindo novas habiliddaes. Não ficaria melhor colocando aprendizagem provoca novas habilidades?O verbo dá sentido a relação. 3-Outras relações utilizam muito o verbo ser, que é próprio de relações mais simples, encontradas nos primeiros mapas. Quem sabe vocês buscam trocar buscando relações mais especializadas? 4- Há uma série de relações sem verbo e isso não pode acontecer: espacial percepção mundo . Onde está o verbo? Notam como fica inscompreensível? Quem sabe inteligância espacial facilta a percepção do mundo3D? naturalista sensibilidade à vida animal> Mesma coisa, vocês estão usando 3 substantivos ou 3 conceitos. Quem sabe "Inteligência naturalista sensibiliza as pessoas" e depois outra "pessoas entendem melhor os animais". No caso, vocês verão depois que estão trabalhando com um conjunto de conceitos que se estruturam em uma rede. Será que ajudei? Tentem linguística uso objetivo da linguagem. Poderia ser" Inteligência linguística envolve linguagens e linguagens precisam ser objetivas
Por favor, analisem todas as relações que vocês terão um belo mapa. Um abraço
Bea

Anonymous said

at 5:20 pm on Nov 23, 2006

Oi Gurias, vocês viram o que coloquei? Tomara que tenham se encontrado e dsicutido bem o mapa para poder reformular o que precisa na próxima versão. Volto na segunda. Um abraço
Bea

Anonymous said

at 5:52 pm on Nov 23, 2006

Análise da 2ª versão do PA

Oi meninas, estou fazendo a Ação A,B,C da atividade integradora, dia 27 vou à CRTE Londrina, daí vou aproveitar para discutir as modificações do PA contigo Sueli.
Em nosso mapa conceitual percebemos claramente que algumas proposições não estão compreensíveis em virtude de seus conceitos não estarem ligados por verbo.
Nem todos os conceitos que propusemos estão presentes em nosso PA, a maior dificuldade está em integrar Inteligências Múltiplas com a Hiperatividade. Neste último também faltam dados como: hiperatividade e superdotação, formas de tratamento e medicação, portanto alguns ajustes fazem necessários.
A primeira providência será fazer uma análise completa das nossas pesquisas, verificar se já respondemos todas as nossas dúvidas temporárias e certezas provisórias, a partir daí terminar de incluir mais conceitos e ao final, melhorar as proposições, substituindo substantivos por verbos.
Espero que esteja de acordo.
Um abraço

Cidinha

Anonymous said

at 12:25 am on Nov 29, 2006

Olá meninas! infelizmente não tenho disponibilidade de estar indo aí em Londrina para juntas trabalharmos em nosso mapa conceitual, porém postei algumas sugestões que talvez possam ser interessantes para o nosso trabalho. Confesso a vocês que quando analisei nosso mapa, não percebi a necessidade de muitas alterações, porque pra mim estava bastante claro. Isso se deve talvez ao fato de estarmos diretamente ligadas as informações pesquisadas sobre o assunto. Contudo, quando li as sugestões da Bea, percebi que as coisas não estavam tão clara assim. Daí a importância das pessoas que estão de fora do grupo nos passarem a forma com que eles percebem e compreendem nosso trabalho, bem como sugerirem alterações que achem relevantes am nosso mapa. Pois talvez aquilo que está claro para nós não esteja compreensível para os demais. Um abração!

Anonymous said

at 12:39 am on Nov 29, 2006

Oi sou eu de novo! Estive procurando nesta página minha análise do nosso mapa, mas não conseguia localizá-lo. Então percebi que tinha postado nos comentários da página inicail no dia 20/11/06 às 9:17, então resolvi posta-ló novamente aqui. Desculpem pela falha!
Acredito que o mapa conceitual do nosso grupo está bastante claro. Possui setas que indicam a direção, há verbos de ligação e a leitura é feita de dois em dois conceitos. Os principais conceitos foram apresentados claramente, contudo, penso que podemos acrescentar algumas informações sobre a Hiperatividade que ficou um pouco “solta” no mapa. Talvez isso se deva ao fato de descobrirmos através de nossas pesquisas que não há uma relação comprovada entre a Hiperatividade e as Inteligências Múltiplas. Entretanto, penso que devemos expor mais informações sobre a Hiperatividade, porque de certa forma nosso mapa não está envolvendo todos os conteúdos e informações pesquisadas, o que nos impossibilita de chegar a questão inicial do nosso PA. Em contrapartida, penso também que temos que saber sintetizar as principais informações para colocarmos em nosso mapa conceitual, devido a grande quantidade de dados que dispomos.

Um abraço!

Anonymous said

at 5:46 pm on Nov 29, 2006

Olá Gurias, vocês estão fazendo um debate muito produtivo. Gostaria de insistir que, antes de fazerem a nova versão, trabalhem um pouco mais em cima dos itens 6 a 9, para que vocês construam um mapa que seja o recorte do que vocês sabem nesse momento. Para isso, sugiro que atendam a dica de apoio, colocada na atividade Integrada em Módulo/Atividade do módulo.Nada como ter a questão, dúvidas e certezas ao lado do micro para poder comparar o que está no mapa e o que está nelas.Depois, vocês comparam com os conceitos que foram investigados e o conhecimento que foi construído. Será que encontro algo aqui no começo da próxima semana? Eu adoraria.
Um abração
Bea

Anonymous said

at 7:27 pm on Nov 29, 2006

Olá Bea! Colocamos uma página (que será deletada) com um resumo das sugestões em forma de quadro. Achei que ficaria mais claro para a construção do mapa. Beijos Su.

Anonymous said

at 10:41 pm on Nov 29, 2006

Oi colegas! Estive analisando nossas dúvidas temporárias e tentando encontrá-las em nosso mapa conceitual. E acredito que temos que inserir as questões referente as dúvidas temporárias 3 (Quantas I.M cada pessoa pode apresentar), 4(Existe diferenças entre I.M e dosn?), 6 ( Há uma relação entre a I.M e a hiperatividade?) e a 7 ( como entender e compreender uma pessoa hiperativa). Sei que é difícil porque temos muita informação a respeito destas dúvidas temporárias, mas de alguma forma precisamos inseri-lás em nosso mapa. Não sei seria o caso, de que se não conseguirmos incluir todas as informações em um mesmo mapa conceitual, talvez poderíamos desenvolver dois mapas, um sobre Hiperatividade e outro sobre as Inteligências Múltiplas, já que não encontramos muitas ligações concretas sobre as duas teorias... é uma sugestão!!! Sei lá precisamos pensar, né???? Um abraço!

Anonymous said

at 4:00 pm on Dec 3, 2006

Olá!!!! Tentei inserir no mapa as questõs que já havíamos discutido, também as questões colocadas pela Tânia. Só não sei se ficou claro, se acabei invertendo algumas coisas... Por favor, olhem, analisem, dê sugestões de mudanças (inserir ou retirar)... o que for para ficar perfeito!! Quanto a criar dois mapas... tenho dúvidas!
Pensemos...
Ah! O outro mapa foi deletado porque só era uma cópia da segunda versão!

Anonymous said

at 1:08 pm on Dec 7, 2006

Olá Sueli! O mapa ficou muito bom, acretido que agora está mais completo, contendo um pouco de cada ítem pesquisado. Estive observando, e se você concordar penso que devemos colocar em hipeartividade combinada, desatenção (que você já colocou) e hiperatividade ou inquietação, porque a hiperatividade combinada apresenta sintomas das duas outras hiperatividade, por isso acho de deveríamos completar no mapa conceitual. Um abraço!

Anonymous said

at 8:06 pm on Dec 8, 2006

Olá Tânia, tudo bem? Muito boa a sua observação e sugestão. Coloquei no mapa, mas não sei se assim fica melhor (junto) ou se é melhor fazer outra ligação... o que você sugere?

Anonymous said

at 11:10 pm on Dec 14, 2006

GURIAS!!! Está simplesmente o MÀXIMO!! As relações estão muito bem organizadas e bem postadas na rede. Há sempre uma afimação envolvendo dois conceitos. Eu, inclusive, aproveitei a tabela de vocês para demonstrar como cada grupo cria e descobre alternativas novas e excelentes para produzir melhor.Estou muito satisfeita com vocês. Com certeza voc~es atingiram o pretendido para esse ano. Assim, vamos continuar no próximo em março, descobrindo aprendizagens nos mapas. Por enqto, desejo a todas um Feliz Natal e um começo de ano com muito mais energia. Um bom descanso e , por favor, voltem com as baterias ainda mais carregadas!!
Bea
Bea

Anonymous said

at 10:09 am on Dec 18, 2006

Olá Pessoal.
Muito bom o mapa (versão 3). Parece que dá conta das pesquisas e do processo ocorrido na construção dos conceitos sobre o tema. Mas ainda poderiam dar um toque final, colocando verbos nas ligações entre os conceitos (exemplo: "pode" envolver, "são" caracterizadas, "é" necessária para, "vai" auxiliar na, etc. Com isso, sem dúvida o trabalho terá a qualificação ao nível que vocês merecem. Bom Natal e um ótimo 2007.

You don't have permission to comment on this page.