| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Outros Medicamentos

Page history last edited by PBworks 17 years, 5 months ago

---

OUTROS MEDICAMENTOS

Esta página é somente informativa. Qualquer tratamento medicamentoso deve ter acompanhamento médico.

 

1) Estimulantes

Um dos estimulantes mais avaliados foi o Metilfenidato (Ritalina®), em dosagens que variaram entre 0,3 a 1 mg/Kg/dia. Também a d-anfetamina (Biphetamine® - EUA) nas dosagens entre 0,15 a 0,5mg/kg/dia e com a Pemolina (Cylert® - EUA) com dosagens entre 18 a 56 mg/dia). Apenas a Ritalina® se encontra disponível no Brasil.

2) Cafeína

A grande maioria das crianças portadoras de TDAH responde muito bem ao tratamento com a cafeína, formulada em farmácias de manipulação na dose de 10 mg/kg/dia, dividido em 3 tomadas.Segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) não existem estudos comprovando a eficácia da cafeína em crianças com TDAH.

3) Antidepressivos Tricíclicos

A Imipramina (Tofranil®, Imipra®) parece ser, dos tricíclicos, um dos que apresenta ótima resposta terapêutica para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. É usado na dose de 1 e 3 mg/kg/dia.

A Nortriptilina (Pamelor®) vem sendo empregada também para o tratamento desse transtorno. A dose de Nortriptilina varia entre 0.4 e 4.5 mg/kg/dia (média de 1.7mg/kg/dia), entretanto, não foram encontrados estudos prospectivos controlados avaliando seu uso no tratamento de TDAH.

4) Antidepressivos ISRS

Existe ainda pouca experiência com os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, entretanto as perspectivas são bastante otimistas. A Fluoxetina (Prozac®, Verotina®, Daforim®, Fluxene®, Eufor®, Nortec®, Deprax®) tem sido usada com sucesso na dose de 0,5 a 1mg/Kg/dia.

5) Antipsicóticos

Embora os antipsicóticos (Neuleptil®, Melleril®, etc) possam ser o tratamento preferido dos neurologistas para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a maioria dos estudos comparativos entre antipsicóticos aos estimulantes apontam quase unanimemente para uma eficácia clínica muitíssimo superior dos estimulantes. A Risperidona (Risperdal®) poderá, eventualmente, ser tentada experimentalmente.

6) Outros fármacos

Dos outros fármacos, apenas a Carbamazepina (Tegretol®, Tegretard®) parece ter alguma eficácia para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade quando o caso é refratário aos medicamentos anteriormente citados. Outros fármacos como os benzodiazepínicos (Valium®, Diempax®, Rivotril®), o propanolol e o carbonato de lítio não se mostram clinicamente eficazes no tratamento desse distúrbio.

 

Fonte: Psiqweb

 

Sueli da Silva Rossi

CRTE - Londrina

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.